terça-feira, 10 de agosto de 2010

Coluna de TI - Democratização da Informação X Pirataria, o que é crime? - parte I

Todas as ideias aqui expostas são relampejos da mente inquieta de uma leitora voraz e altamente crítica. Apenas os dados estatísticos de fonte aqui descriminada devem ser levados em consideração para trabalhos e pesquisas!

Primeiramente, dividirei esse assunto em quatro posts, no primeiro abordarei o conceito de democratização da informação, no segundo de pirataria, no terceiro uma análise comparativa entre os dois e no quarto analisarei as “pesquisas” feitas pelo mercado.

Esse é um assunto delicado que vem sendo discutido desde que surgiu o conceito de internet e que assombra a maioria dos profissionais de TI e os usuários que utilizam dessa "facilidade" de encontrar o material que se deseja on line.

Disponibilizar um software on line é uma ideia, um tanto quanto, debatida por diversos especialistas, mas a sua utilização vai muito além disto.

Convido vocês a "viajar" nesta pequena análise feita por mim, num desses dias de navegação sem propósito na net...

Vamos começar pelo conceito de DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO!

Segundo a Wikipédia, DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO é uma questão que discute a ampliação do acesso tanto à recepção quanto à emissão de informação, a sua democratização e do conhecimento. A formação de leitores e a inserção cultural das populações, nos mais diversos assuntos, pretendem assim disponibilizar as novas tecnologias de informação e comunicação às comunidades e promover o processo de inclusão digital* das populações, visando o alcance de seus objetivos.

Resumindo essa "verborragia", democratização da informação está ligada diretamente a compartilhar conhecimento, com alguém ou "alguéns" a fim de tornar essa informação pública, e obviamente para uso de todos, sem fins lucrativos.

Analisando essa questão de forma cautelosa, veremos que sua opinião ao ser exposta numa conversa sobre determinado assunto, mesmo que informalmente, está sendo democratizada com os outros indivíduos envolvidos, podendo assim ser utilizada por qualquer um dos presentes, a qualquer momento, em qualquer outra situação.

Agora vamos transportar o assunto em foco para o meio virtual. Considere que essa mesma hipótese, citada anteriormente ocorresse em qualquer "mensageiro instantâneo", onde "Fulano tecla* com Beltrano" que "Ctrl+C*" e "Ctrl+V*" para "ciclano", isto também pode ser visto como democratização de informação. Na informalidade, é vista como uma fofoquinha básica.

Mas nos exemplos citados até agora ninguém é preso por tê-lo feito, ou seja, democratizar não é crime.

Um comentário:

  1. Muito bem escrito o seu artigo! Parabéns, eu tinha uma idéia completamente diferente sobre democratização. Achava que tudo era pirataria. Obrigado pelo esclarecimento! Adicionarei seu blog na bibliografia de meu trabalho! Abraços

    ResponderExcluir

Não se acanhe, seu comentário é muito bem vindo!Se por ventura seu comentário for considerado ofensivo, será deletado. Todos podem comentar, mas com respeito em primeiro lugar.

Coluna de Educação - Ranking Mundial de Universidades 2010-11 da Times Higher Education

A Melhor Universidade do Mundo é Americana De acordo com a matéria publicada pelo site da Folha.com, a Universidade de Harvard é a mel...